Translate

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Afetividade na Educação Infantil



Antigamente, na época de nossos pais e avós e um pouco menos na nossa, as brincadeiras eram diferente das crianças de hoje em dia. Outrora, a brincadeira era nas calçadas, ruas, praças e nas férias, na praia, em sítios e fazendas. As brincadeiras eram mais simples, como não tinham a variedade de brinquedos que existe hoje, a criançada usava a criatividade para criar jogos e brincadeiras.
Roda cutia, pega pega , amarelinha, passa anel, cobra cega, peteca, pipa, amarelinha, cinco marias, bolinha de gude, cantigas de roda, pião de madeira, fizeram parte da infância por décadas e décadas.
Existiam brincadeiras de menina e de menino e brincadeiras para ambos. Os meninos brincavam de competição e atividades físicas, já as brincadeiras das meninas estavam ligadas à vida doméstica como fazer comidinha usando flores e folhas, pedrinhas e etc; e relações afetivas.
As brincadeiras da cultura brasileira preservavam atividades ao ar livre, com contato com a natureza estimulando a descoberta de novas experiências, desenvolvimento motor e criatividade. Essas atividades são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e são estiveram presentes em culturas diversas desde os mais remotos tempos, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, pensamento, socialização, iniciativa e auto estima; preparando-se para formar um cidadão capaz de enfrentar desafios e contribuir por um mundo melhor.    

BRINCAR: Algo essencial ao "ser" criança.








Nenhum comentário:

Postar um comentário