Translate

quarta-feira, 5 de junho de 2013

A velha Infância e as novas tecnologias.


O brinquedo e as brincadeiras de hoje refletem na sociedade atual, ou seja, a tecnologia e a violência são fatores que influenciam a mudança nas brincadeiras.
Hoje, é normal que os pais trabalhem fora e tenham cada vez menos tempo para se dedicar aos filhos e participar do seu dia-a-dia e suas brincadeiras. Para suprir isso, eles enchem seus filhos de brinquedos dos quais eles nem tem tempo de brincar com a criança. Em sua maioria, esses filhos estão confinados nas suas casas e apartamentos, devido à violência urbana, e normalmente nem irmãos tempara brincar, pois a tendência são as famílias cada vezmenores com menos filhos, ocasionando que a criançabrinque sozinhaTabletssmarthphones, entre outros eletrônicos preenchem essa função. Mas, ao mesmo tempo a criança deixa de socializar e pode tornar-se um adulto solitário, já que os relacionamentos passam a ser através da tela de um eletrônico e não mais cara a cara.
Além do que a tecnologia trouxe brinquedos prontos que não estimulam a criatividade das crianças. Mas, como em sua maioria, não apresentam nenhum desafio para os pequenos, tornam-se quase descartáveis, pois a criançada tende a enjoar rápido daquele jogo ou brincadeira.
Hoje em dia, também a criança vive uma rotina regrada com a agenda cheia de compromissos como aulas de dança, luta, futebol, língua, música, etc; os pais acabam “esquecendo” da hora de relaxar e brincar.
Nas escolas mesmo, as ferramentas tecnológicas tem dominado tanto em sala de aula como nos intervalos. Recentemente, o governo federal destinou R$180 milhões à distribuição de tablets para professores do ensino médio como sinônimo de inovação e modernidade na educação. As escolas não mais influenciam a socialização e crianças que não tem um smarthphone ou tablet podem sofrer preconceito dos demais.
O lúdico hoje são esses frankensteins eletrônicos chamados de brinquedos. O conceito de brincar foi deturpado e evolui de forma negativa. As crianças não são mais influenciadas a se comunicar com outras crianças e com o resto do mundo. 


Video mostra reportagem no Bom Dia Brasil que fala. Tecnologia da educação é bom ou ruim?
Escolas têm desafio de educar crianças já inseridas na era digital!  




Nenhum comentário:

Postar um comentário